A Setrama tem mais de 30 anos de experiência na produção de madeira tratada com CCA. Uma madeira bem tratada dura muito tempo em serviço, porém, para produzir esta madeira e assegurar a qualidade do tratamento, é preciso conhecer muito bem o processo, ter uma equipe qualificada para efetuá-lo e, principalmente, ferramentas para medir a qualidade do tratamento de acordo com as normas NBR. Tudo isoo a Setrama prioriza.
Para
efetuar e coordenar o trabalho do tratamento da madeira, temos
conosco um
um Engenheiro
Ambiental qualificado,
experiente e treinado para
praticar os
processos de tratamento em autoclave.
Os programas de
tratamento são desenvolvidos para cada tipo de madeira e aplicados
de forma customizada a cada impregnação.
O controle da
qualidade e da umidade da madeira que será tratada é feito através
do uso de medidores de umidade, que indicam o momento correto para
tratar cada grupo de peças.
Após o tratamento de cada carga são retiradas amostras de madeira que seguem para análise no laboratório da Setrama. Nesse espaço, são medidos a retenção de químicos na madeira através do uso de um analisador eletrônico de bancada, aparelho esse usado nas melhores usinas de preservação de madeiras em todo o mundo.
Além da retenção de químicos, também se avalia a penetração e distribuição do CCA na madeira por meio de da aplicações de indicadores químicos que ressaltam na cor azul-turquesa a parte tratada da madeira.
Os resultados destas análises são guardados no banco de dados da Setrama e fornecidos aos clientes, caso sejam solicitados.
Poucas usinas de preservação de madeiras no Brasil dispõem de um laboratório próprio como tem a Setrama, e ainda um número mais reduzido de UPMs fazem este trabalho de controle da madeira pré e pós tratamento, disponibilizando os resultados a seus clientes.