Setrama Madeireira

A importância do uso da madeira tratada

A madeira é conhecida por ser um material renovável, de ampla disponibilidade na natureza e que apresenta características que fazem com que a mesma possa ser comparada ao concreto e até mesmo ao aço em diversas situações. Porém, sabemos que com o passar dos anos a alta exploração sobre as florestas nativas fez com que os órgãos públicos através da legislação, tornassem a exploração desse material mais restrita. 

Com suas características desejáveis e de fácil trabalhabilidade, se usada corretamente, pode ser aplicada como uma substituta sustentável aos demais materiais citados anteriormente. Com a demanda por esse material em ascensão, as florestas plantadas, principalmente do gênero Pinus spp. e Eucalyptus spp., surgiram como alternativa ao uso e exploração da madeira nativa.

A madeira proveniente desses plantios atende as necessidades da população nos mais variados mercados, porém, no ramo da madeira para construção civil, postes, moirões, dentre outros segmentos que demandem o material exposto ao tempo e contato com o solo, essas madeiras em estado natural, ou seja, sem impregnação de produtos, não apresentam resistência, sendo facilmente degradadas por fungos apodrecedores, emboladores e manchadores, bem como, por cupins. 

Por isso, aplicar tratamentos preservantes na madeira é uma prática de fundamental importância que interfere no desenvolvido de agentes xilófagos, ou seja, fungos, insetos e bactérias que podem se desenvolver no material, reduzindo demasiadamente a sua vida útil e desestimulando o uso dessa, que possui inúmeras qualidades e de fonte renovável.

A aplicação dos tratamentos preservantes agrega valor à madeira, pois, se tratada corretamente pode apresentar uma durabilidade em campo de 20 até 50 anos.

Pensando nisso, a Madeireira Setrama busca realizar o tratamento preservativo na madeira através de procedimentos que garantem o elevado padrão de tratamento, utilizando produtos de qualidade. No Brasil o tratamento mais aplicado é o de origem química, chamado de CCA – C, Arseniato de Cobre Cromatado, esse produto tem sido escolhido pelo excelente desempenho atuando como inseticida, fungicida e fixador no material. 

Por: Luana Candaten – Engenheira Florestal


Faça seu orçamento