A madeira tratada com CCA na usina de tratamento da Setrama, localizada em Reginópolis-SP, é responsável pela geração de diversos subprodutos. Hoje vamos apresentar detalhadamente cada um deles indicando os usos e apresentando uma descrição técnica dos mesmos.
Mourões: os mourões, de formato circular, apresentam excelente resistência mecânica e possuem ampla aplicação. Comumente são utilizados em ambientes externos, para composição de ponteiras de cercas, auxílio em pomares de frutas, dentre outros. As peças têm um padrão de 2,20m, variando as bitolas e pesos de acordo com a necessidade do cliente.
Palanques: possuem sua aplicação em ambientes semelhantes aos mourões, porém, normalmente tem formato mais variado, não sendo sempre cilíndrico e muitas vezes quadrado. Também é muito utilizado na composição de cercas, em meios agrícolas e pecuários. Por seu formato de diâmetro reduzido, possui resistência mecânica menor, portanto, o seu uso não é recomendado para sustentações em que se aplique pesos elevados, nesse caso, indica-se o uso de moirões e postes. Os palanques possuem de 3,20 a 6m, variando as bitolas e pesos, conforme a aplicação.
Esticadores: como o próprio nome diz, trata-se de esticadores afim de manter os fios das cercas retilíneos evitando a passagem de animais. O uso desse material é exclusivo em cercas para pastagem e demais usos que envolvam principalmente a segurança de animais. Normalmente já vem com o detalhe de usinagem realizada, ou seja, furos para passagem dos fios, conforme a demanda do cliente. Os esticadores tem a medida de 2,50m.
Postes: já apresentados anteriormente, tem o uso semelhante ao dos moirões, porém aplicados em situações que demandem uma maior resistência e segurança, como por exemplo, na sustentação de fios de alta tensão. As medidas padrão dos postes produzidos pela Setrama são de 8 metros, variando as bitolas conforme a necessidade. A aplicação de postes na condução de energia elétrica das cidades já foi muito maior em tempos passados, hoje em dia ele tem perdido espaço para postes de concreto, porém, há diversos estudos que mostram que o uso de postes de madeira tratada são mais economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis do que os de concreto. Faça suas escolhas.
Ripões: os ripões tratam-se de peças de madeira mais finas e normalmente retangulares e tem aplicação de uso diversos, seja na construção de decks mais refinados até em cercas para jardim. De modo geral, apresenta um uso mais urbano e doméstico devido à sua fácil trabalhabilidade. Os ripões possuem medidas variadas de comprimento e largura, de acordo com a necessidade do consumidor.
Balancim: é utilizado para compor cercas, sendo peças menores e mais leves, aplicadas entre os mourões ou palanques maiores, por exemplo. Tem ampla aplicação nos ambientes rurais. As medidas são de 1,2 e 1,5m.
Os produtos de madeira tratada com a marca Setrama ampliam a vida útil do material, tendo assim, a sua qualidade garantida, sendo um diferencial da empresa. E aí, a descrição do material tratado pela Setrama auxiliou para a tomada de decisão nas escolhas para o próximo ano? Esperamos que sim, garantindo qualidade e durabilidade.