Setrama Madeireira

Madeira Tratada e as Questões ambientais

O principal meio de intervir na degradação da madeira é através da aplicação de tratamentos químicos, e desses, o mais utilizado é o CCA (Arseniato de cobre cromatado). Esse tratamento é muito eficiente, preserva a madeira e impede o ataque de organismos que venham causar danos no material, como fungos e cupins.

Por muitas vezes, a madeira tratada é empregada em ambientes externos, ou seja, diretamente em contato com o solo e em locais expostos a luz solar, chuvas, e todas as variações climáticas, situação que também não interfere no seu desempenho, pois tratando a madeira é garantido que os efeitos do intemperismo sejam amenizados. Porém, a partir dessas aplicações, existem algumas polêmicas a respeito do uso do tratamento preservativo com CCA, e o solo por exemplo, como a lixiviação dos metais e demais questões.

Como o cromo atua como fixador dos metais na madeira tratada, esse garante que a lixiviação seja mínima. Alguns estudos realizados puderam indicar que as taxas dos metais disponíveis no solo comum, são as mesmas do que as observadas nos locais onde a madeira tratada foi aplicada.

Conforme o estudo desenvolvido por Jankowsky et al., (2012) apresentado no IUFRO em Estoril – Portugal, ao avaliar estacas tratadas alocadas em campo aberto, constataram que, os teores de cobre, cromo, arsênio e boro no solo, em locais próximos onde o material foi instalado, estariam abaixo dos valores de referência adotados pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), e muito semelhantes ao solo testemunha (sem estacas tratadas).

A partir disso, é possível garantir a eficiência do tratamento preservativo, em que os metais ficam fixos a madeira atuando como agentes inibidores de organismos xilófagos, não sendo lixiviados para o solo e nem transmitidos ao ar nos locais em que a madeira tratada é aplicada.


Referências:
JANKOWSKY, I. P. et al. Soil acumulation of CCA and CCB active ingredients measured inside a stake field test – IRG – IUFRO Research sessions. International Union of Forest Research Organizations All Divisions 5 Confernce, Estoril, Portugal, July 2012.
LEPAGE, E. et al. Tecnologia de Proteção da Madeira. Montana Química S.A. São Paulo. 2017.

Luana Candaten – Engenheira Florestal
Contato – lcandaten@usp.br

Faça seu orçamento