O tratamento com CCA promove à madeira uma elevada durabilidade, a qual possibilita que o material seja usado em vários ambientes, reduzindo a degradação causada pelo clima que favorece o desenvolvimento de organismos deterioradores da madeira.
Além dessa informação, você conhece as amplas utilizações e aplicações das madeiras que são tratadas, quais os usos e possibilidades? Hoje vamos mostrar um pouco mais sobre isso, além do padrão visto no dia a dia, como postes e moirões.
Conforme abordado anteriormente, o tratamento da madeira tem sido amplamente empregado em postes para iluminação elétrica e moirões para cercas, atendendo a maior parte do mercado da madeira tratada, porém, os usos podem ser muito além desses, tais como na construção civil, movelaria para ambientes externos, decks e playgrounds.
Desses, o setor de decks tem sido ampliado e modernizado, destacando o uso da madeira tratada nesse nicho, conforme exemplos a seguir. O contato da madeira com a constante umidade, sol e calor, aumenta as chances de apodrecimento do material, portanto, a aplicação da madeira tratada nesses ambientes tem se apresentado como um mercado crescente.
Outra questão relacionada ao uso da madeira tratada é com relação as propriedades físicas e mecânicas do material, pois, algumas pesquisas puderam revelar que o tratamento químico sob vácuo e pressão promove alterações em suas características. Tais mudanças são positivas, ou seja, resultam em aumento da resistência da madeira, não só ao ataque de organismos, como também resistência a flexão e tração, com isso, ampliando as possibilidades de aplicação da madeira tratada em locais que demandem essa resistência do material.
Tal informação favorece o uso da madeira tratada na construção civil, podendo o material ser usado em situações de esforços físico-mecânicos, apresentando certa resistência para isso, superior a madeira in natura.
Muitos são os usos e aplicações da madeira tratada, mantendo o mercado aquecido e em ascensão, pois cada vez mais se torna importante o uso de um material de fonte renovável e de ampla vida útil.
Luana Candaten – Engenheira Florestal