Para garantirmos a transparência e qualidade de nossos produtos, instalamos em nossa UPM um laboratório para análise da madeira tratada.
Este visa acompanhar o cuidado que temos com a qualidade de cada lote dos produtos, analisar a determinação da umidade da madeira (antes do tratamento preservativo), retenções e penetração do produto preservantes na madeira, cuidados esses que são aspectos qualitativos que definem a eficiência do tratamento adotado na madeira quanto a resistência e contra ataques de organismos xilófagos (fungos, cupins e brocas).
Após o processo de imunização, “baguetas” são retiradas da madeira tratada como amostras. Estas são secas e processadas afim de definir a densidade anidra da madeira, fator imprescindível para o cálculo de retenção química.
Após determinar a densidade, as amostras passam por um moinho tipo willy, para diminuir a granulometria da serragem da madeira e são levadas novamente ao processo de secagem, resfriamento e, posteriormente, compactadas em cápsulas para alimentarem a máquina analisadora.
A máquina utilizada para determinar os percentuais de ingrediente ativo fixado na madeira utiliza o princípio de espectrometria de raio X, e a metodologia utilizada, atende as especificações da norma NBR6232 conforme item 4.2.3.